0 Carrinho
R$84,90
Comprar
R$59,90

Sobre o livro

Ao desafiar interpretações consensuais, os autores recuperam a relevância de ingredientes brasileiros e práticas agrícolas tradicionais. Fruto do encontro das culturas indígena e portuguesa, a culinária caipira é tão antiga quanto a chegada das caravelas, porém seu papel na formação do Brasil ainda é pouco conhecido. A culinária caipira da Paulistânia se dispõe a compensar essa falta. Neste livro fundamental, Carlos Alberto Dória, um dos principais e mais eruditos pesquisadores da alimentação e da gastronomia do país, uniu-se a Marcelo Corrêa Bastos, chef conhecido por sua inventividade e seu talento, para traçar um panorama da cozinha caipira. O resultado é um saboroso exercício histórico, literário e gastronômico acompanhado por quase 270 receitas que oferecem uma ponte entre a história e o cotidiano, a teoria e a prática. Lançado anteriormente pela editora Três Estrelas e esgotado há algum tempo, o livro ganha nova publicação pela Fósforo com prefácio de João Pedro Stédile.
Título
A culinária caipira da Paulistânia
Prefácio
João Pedro Stédile
Capa
Estúdio Arado
páginas
376
ISBN
978-65-89733-30-0
ISBN Digital
978-65-89733-01-0
Data da publicação
15/09/2021

trechos

“A culinária caipira é a forma de alimentação que resulta da reiteração dessas práticas agrícolas, capazes de nivelar todo mundo na hora de comer, nesse longo percurso que começa nos primórdios do século 16, na capitania de São Vicente, e avança até o início do século 19.”
Carlos Alberto Dória e Marcelo Corrêa Bastos

Navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Para saber mais, leia nossa política de privacidade.