A partir de R$ 180 em livros ganhe uma sacola exclusiva da Fósforo
0 Carrinho
R$115,00
Comprar

Psiconautas: viagens com a ciência psicodélica brasileira

Em Psiconautas, fruto de uma extensa pesquisa, Marcelo Leite conta a história das principais drogas psicodélicas, desde sua descoberta no século 20 até o uso medicinal revolucionário que vem sendo feito de cada uma delas atualmente.

Mesclando relatos da própria experiência com várias dessas substâncias ao perfil dos principais pesquisadores da área, muitos deles brasileiros, Leite oferece um panorama completo do chamado renascimento psicodélico, desfaz mitos e aponta para conquistas científicas há pouco tempo impensáveis, como tratamento para a dependência química, a depressão e a síndrome do estresse pós-traumático, entre outros benefícios ainda sendo pesquisados.

O livro recebeu prefácio do neurocientista Sidarta Ribeiro que, junto a  Luís Fernando Tófoli, Stevens “Bitty” Rehen e Dráulio de Araújo, compõe o grupo dos psiconautas brasileiros que guiaram Marcelo em suas explorações.

Título
Psiconautas: viagens com a ciência psicodélica brasileira
Prefácio
Sidarta Ribeiro
Capa
Alles Blau
páginas
264
ISBN
978-65-89733-00-3
ISBN Digital
978-65-89733-01-0
Data da publicação
13/05/2021

A trama da vida: como os fungos constroem o mundo

O biólogo e escritor inglês Merlin Sheldrake é apaixonado pelo mundo dos seres invisíveis desde criança. Com o tempo, os fungos dominaram sua curiosidade, e ele mergulhou de cabeça nesse universo singular: ainda na faculdade, fez bebidas alcoólicas a partir de receitas medievais e, depois, se arrastou pelo solo de florestas tropicais coletando espécimes, passou incontáveis horas no laboratório, provou a psilocibina dos cogumelos mágicos, visitou e entrevistou outros pesquisadores e aficionados. A trama da vida, o resultado desse mergulho, contempla ainda uma desconcertante reflexão sobre o fazer científico. O papel essencial dos fungos no engendramento do mundo em que vivemos e seu lugar na evolução de outras espécies — como na passagem das plantas da água para a terra — só começou a ser evidenciado nas últimas décadas. Isso também é fruto de uma mudança de percepção que deslocou o centro do debate do homem para a Terra e seus organismos como um sistema. Os mais de 2 milhões de espécies de fungos desafiam nossas ideias tradicionais de individualidade e inteligência. Graças a seu imenso poder de adaptação — que lhes permite, por exemplo, decompor poluentes e compostos químicos complexos —, os fungos certamente terão papel central na reorganização da vida humana necessária para aplacar a crise climática em curso. De tijolos a chips de computador, há infinitos usos possíveis — e as descobertas são espantosas e promissoras.
Título
A trama da vida: como os fungos constroem o mundo
título original
How Fungi Make Our Worlds, Change Our Minds, and Shape Our Futures
tradução
Gilberto Stam
capa
Elaine Ramos
páginas
368
ISBN
978-65-89733-40-9
Data da publicação
01/11/2021
Navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Para saber mais, leia nossa política de privacidade.