0 Carrinho
O cometa / O fim da supremacia branca. Fósforo Editora, 2021.
R$39,90
Comprar
R$24,90

Sobre o livro

Nesta breve ficção especulativa originalmente publicada na antologia de textos, poemas e contos Darkwater, o sociólogo americano Du Bois retrata uma Nova York vazia após a passagem de um cometa misterioso que mata todos os habitantes da cidade. Sobrevivem apenas Jim, um homem negro, e Julia, uma mulher branca.

No centenário da publicação de “O cometa”, Saidiya Hartman, professora de Columbia e nome fundamental do pensamento negro contemporâneo, escreveu o artigo que completa esta edição comemorativa, no qual comenta a atualidade do conto e situa o pensamento de Du Bois no centro do debate racial contemporâneo.

Título
O cometa + O fim da supremacia branca
Tradução
André Capilé/ Cecília Floresta
Capa
Alles Blau
páginas
88
título original
THE COMET + THE END OF WHITE SUPREMACY
ISBN
978-65-89733-06-5
ISBN Digital
978-65-89733-07-2
Data da publicação
13/05/2021

trechos

“Quando os olhos dos homens pousam nele, ele os sente como uma lâmina na pele, e seu corpo se encolhe diante do ataque, antecipando o local do golpe, recuando antes do chute. Sua carne se tornou um sensor. Seus músculos estão tensos. A distância entre o patamar e a calçada não é grande, mas ainda assim ele habita um mundo, enquanto os homens brancos, em seus ternos e gravatas, se adiantando e andando animados pelas ruas, existem em outro.”  – Saidiya Hartman

“Enquanto o pessimismo quase não pedia justificativa nesse ambiente, Du Bois se esforçava para imaginar de que forma o mundo poderia ser reconstruído, de que forma seria possível nutrir ‘uma esperança não impossível, mas inviável’.” – Saidiya Hartman

Navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Para saber mais, leia nossa política de privacidade.