0 Carrinho
R$59,90
Comprar
R$39,90

sobre o livro

O ensaio que dá título a esta reunião de textos de John Berger trata do desaparecimento da relação imemorial entre seres humanos e animais. Ainda mantemos espécies de estimação e visitamos zoológicos, mas o “olhar entre o animal e o homem, que possivelmente teve um papel crucial no desenvolvimento da sociedade humana, e com o qual, em todo caso, todo ser humano convivia até um século atrás, extinguiu-se”.

A interação entre as pessoas e a natureza, entre a cultura e o instinto, é também o tema dos outros oito textos que compõem Por que olhar para os animais?. Berger, crítico de arte e escritor multifacetado, se vale de obras de fotógrafos, ilustradores, clássicos da Antiguidade, entre outras fontes, para desvendar o universo das sutilezas que nos forjam. Uma visita ao zoológico revela nossa proximidade desconcertante com os grandes primatas: chimpanzés, orangotangos e gorilas. A diferença entre as maneiras como se alimentam burgueses e camponeses, “intimamente ligada ao contraste brutal entre abundância e escassez”. Ou ainda, um poema sobre constelações, vacas, raposas e o desaparecimento inescapável de modos de vida que antes pareciam feitos de eternidade. Escritas entre 1971 e 2009, essas pequenas joias refletem o pensamento revolucionário de John Berger. Ao nos sensibilizar para nossa maneira inconsciente de perceber o que nos cerca, ele amplia nossa visão — como uma visita necessária ao oftalmologista, passamos a enxergar melhor.
Título
Por que olhar para os animais?
Tradução
Pedro Paulo Pimenta
páginas
106
capa
Alles Blau
Imagem da capa
João Castilho
ISBN
9786589733362
ISBN Digital
9786589733379
Data da publicação
24/11/2021

Destaque

“Na literatura inglesa contemporânea, John Berger me parece inigualável.”
– Susan Sontag

Notícias relacionadas
Navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Para saber mais, leia nossa política de privacidade.