0 Carrinho
Capa sonhos do terceiro reich Charlotte
R$74,90
Comprar
R$52,40

sobre o livro

Assombrados por espectros dos líderes nazistas, como Hitler e Göring, os sonhos refletem — em chave ao mesmo tempo trágica e absurda — o medo que se disseminava no cotidiano da sociedade alemã e a angústia experimentada por indivíduos dilacerados entre o impulso premente da recusa ao nazismo e a suposta segurança conferida pela atitude conformista.

Em um dos relatos, uma mulher sonha que é presa por pensar em Hitler ao ouvir a palavra “diabo”, o que só foi possível saber graças a uma máquina da polícia que lê pensamentos. Em outro, cartazes com as palavras “Deus” e “eu” são substituídos nas ruas porque ambas foram publicamente banidas. Medo, suspeita, culpa e terror espalham-se pelos sonhos coletados nas entrevistas conduzidas por Beradt, compondo um retrato humano do horror íntimo comumente vívido em tempos de grandes conflitos sociais.

Consciente do alto potencial subversivo do material que tinha em mãos, após completar as entrevistas, Charlotte Beradt tratou de enviá-las a diferentes correspondentes fora do território alemão, e só pôde reunir o material em seu exílio nos Estados Unidos anos depois, momento em que estreitou laços com leitores confiáveis como Hannah Arendt, de quem se tornaria amiga e tradutora.

Um registro histórico excepcional do século 20, indispensável para compreender a psicodinâmica da dominação fascista, e, ao mesmo tempo, um belo retrato da subjetividade humana em meio ao terror, esta reedição de Sonhos no Terceiro Reich conta com dois novos posfácios, além do texto de apresentação de Christian Dunker atualizado.

Título
Sonhos no Terceiro Reich
tradução
SILVIA BITTENCOURT
APRESENTAÇÃO
CHRISTIAN DUNKER
POSFÁCIOS
REINHART KOSELLECK
Capa
BLOCO GRÁFICO
páginas
184
Formato
13,5 x 20
Título Original
DAS DRITTE REICH DES TRAUMS
ISBN
9786589733706
ISBN Digital
9786589733904
Data da publicação
14/09/2022

Destaque

“Um sismógrafo é capaz de captar micromovimentos, ocorrentes no interior da Terra, registrar a sua magnitude e projetar seu impacto vindouro. Desta forma, a compilação de sonhos individuais, feitas por Behardt, foram capazes de registrar tais movimentações tectônicas, de eventos sociais disruptivos futuros.”
Christian Dunker, em apresentação a Sonhos no Terceiro Reich

Navegando no site, estes cookies coletarão dados pessoais indiretos. Para saber mais, leia nossa política de privacidade.